quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Reflexão do texto "Avaliação formativa ou avaliação mediadora?", de Jussara Hoffmann

Segundo o texto de Jussara Hoffmann “Avaliação formativa ou avaliação mediadora? “, todo o processo avaliativo tem por intenção observar o aprendiz, analisar e compreender suas estratégias de aprendizagem; e tomada decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo. No entanto, não se pode dizer que se avaliou porque se observou algo no aluno ou corrigiu sua tarefa ou testes para notas. Com base nas premissas acima e a leitura do texto, reflita acerca do que você compreendeu sobre avaliação formativa/mediadora e comente sobre os três princípios essenciais da prática avaliativa.

15 comentários:

  1. Compreendi que o processo de avaliação é utilizado de uma forma que pressiona as instituições de ensino, os estudantes, os professores, entre outros. O sistema quer que o dia a dia seja avaliado constantemente, pois reflete o quão é excludente a forma de avaliação em nosso sistema de ensino. Avaliação formativa, orienta e regula a prática pedagógica, uma vez que se propõe analisar e identificar a adequação de ensino com o verdadeiro aprendizado dos alunos
    A avaliação mediadora propõe um modelo baseado no diálogo e aproximação do professor com o seu aluno de forma que as práticas de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade sócio-cultural de seus alunos, nesta perspectiva de avaliação o erro é considerado como parte do processo na construção do conhecimento e não como algo passível de punição, na visão mediadora o professor é capaz de criar situações desafiadoras que tornem capaz a reflexão e ação tornando a aprendizagem mais significativa.
    O princípio dialógico/interpretativo da avaliação é o processo de enviar e receber mensagens entre o educadores e educandos e no qual se abrem espaços de produção e de múltiplos sentidos para esses sujeitos e de convergência de significados, de diálogo, de mútua confiança para a construção conjunta de conhecimentos. O princípio da reflexão prospectiva são as leituras positivas realizadas pelos alunos e refletindo sempre sobre o processo aprendizagem através das leituras escolhidas por cada aluno.
    O princípio da reflexão-na-acão é como um processo mediador que se constrói na prática. Onde o professor aprende a aprender sobre os seus alunos na dinâmica da aprendizagem e, ajustando sua intenção pedagógica a partir do diálogo que mantém com os alunos e com criticidade, refletindo sobre o processo em andamento para evoluir em seu fazer pedagógico.

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  2. Compreendi que a avaliação formativa/mediadora é um processo de observar o educando, analisar, compreender suas estratégias de aprendizagem e tomar decisões pedagógicas que sejam favoráveis à continuidade deste processo, de uma maneira dinâmica. O professor precisa conhecer seu aluno, saber de sua história, da sua capacidade para que possa ajudá- lo a evoluir.

    Os três princípios essenciais da prática avaliativa são:

    √O princípio dialógico/interpretativo da avaliação - onde a intenção é de convergência de significados, de diálogo, de mútua confiança para a construção de conhecimentos em conjunto.

    √O princípio da reflexão prospectiva - avaliando como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos. Refletindo em quem o aluno é, como sente e vive as situações, o que pensa, como aprende, com quem aprende? Uma leitura que intenciona, sobretudo, planejar os próximos passos, os desafios seguintes ajustados a cada aluno e ao grupo.

    √O princípio da reflexão - na - ação: que pretende avaliar num processo mediador. Ajusta constantemente sua intervenção pedagógica a partir do diálogo que tem com eles, com outros professores, consigo próprio, refletindo criticamente sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico.

    Mariana Karla de Sousa Pompeu

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  3. A avaliação possui um significado mais abrangente do que costumamos presenciar em sala de aula.
    Quando pensamos em avaliações nos remetemos à provas e notas que são práticas meramente de caráter classificatório e excludente. O real significado de avaliação está ligado à aprendizagem e desenvolvimento gradual.
    A avaliação formativa/ mediadora diz respeito à um processo progressivo e contínuo de aprendizagem do discente, que se embasa no diálogo entre professor e aluno, na qual o educador possui um papel de mediador dessa relação e através de intervenção pedagógica propõe desafios adequados às possibilidades de desenvolvimento do educando, instigando-os e provocando-os em tais desafios cognitivos. Nessa relação harmoniosa o aluno aprende com o professor assim como o mesmo aprende com o aluno.
    Com essa prática de avaliação surgem três princípios essenciais que são:
    O princípio dialógico/interpretativo da avaliação que se refere às trocas de mensagens entre docentes e discentes no processo de aprendizagem, abrindo um espaço de diálogo e troca de ideias com isso surgem pensamentos diferentes e desconstrução do pensamento já reformulado para uma construção nova de conhecimentos.
    O princípio da reflexão prospectiva, na qual o professor observa os seus alunos e à partir desse momento o educador começa a formular desafios cognitivos adequados.
    O princípio da reflexão na ação, ou seja, através das observações as medidas necessárias para a aprendizagem são postas em prática por meio das intervenções pedagógicas com o propósito de propor desafios individuais e ao grupo de alunos tendo como mediador desse processo o professor.

    Ana Cássia Marques Nascimento da Silva.

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  4. Entendi qus a avaliaçāo formativa/mediadora é resultado de uma tomada de consciência do docente com o comprometimento com seus alunos, no aspecto de ensino-aprendizagem, sendo o professor o mediador(visāo formativa) do processo cognitivo dos educandos,favorecendo os desafios educativos e disponibilizando dos métodos e recursos didáticos. A prática avaliativa tem três princípios essenciais:o princípio dialógico/interpretaivo da avaliaçāo que consiste em avaliar o processo de interaçāo entre professor e alunos na produçāo de múltiplos sentidos,na construçāo de diálogos,significados e confiança na construçāo conjuta de conhecimentos. No pricípio da reflexāo propectiva, o ato avaliativo se embasa nas leituras positivas do processo de aprendizagem dos alunos, visando sempre o planejamento dos próximos passos as necessidades dos alunos. O princípio da reflexāo-na-açāo é o principio avaliativo como um processo mediador onde o professor aprende a aprender na dinâmica da aprendizagem, ajustando sua intervençāo pedagógica na interaçāo professor-aluno e na postura crítica-reflexiva consigo,com outros professores e com os alunos, objetivando sseu evoluir pedagógico.
    Jeane Serejo

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  5. Avaliação formativa tem a intuição de verificar se os alunos estão alcançando os objetivos propostos. A avaliação mediadora é baseada no diálogo e a aproximação, onde o professor presta mais atenção no aluno, conhece ele e ouve seus argumentos, pra que ele possa modificar sua prática de ensino de acordo com a realidade do aluno.

    Os três princípios essenciais da prática avaliativa.
    • O princípio diálogo/ intrerpretativo da avaliação: avaliar como um processo de enviar e receber mensagem entre eduacadores e educandos, a intenção é o diálogo e a construção conjunta de conhecimentos.

    • O princípio da reflexão prospectiva: avaliação baseada em leituras, buscando saber o contexto que o aluno está inserido.

    •O princípio da reflexão-na-ação: avaliar como um processo mediador se constrói na prática, onde o professor aprende sobre o aluno, ajustando sua intervenção pedagógica a partir do diálogo com o aluno, com outros professores, refletindo e evoluindo.

    Sara Helen Santos da Silva

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  6. Compreendi que formativa/mediadora é uma tomada de decisões do docente que visa o melhoramento e o acompanhamento dos seus alunos em busca de verificar o comprometimento dos alunos através de atividades ligadas a aprendizagem.
    A pratica avaliativa tem como base o acompanhamento do conteúdo apresentado em sala para que assim o professor possa ter a certeza que os conteúdos apresentados em sala foram absorvidas da maneira correta.
    Tem como princípios básicos a pratica avaliativa O dialogo Interpretativo, O principio da Interpretação, O principio reflexão-na-ação.

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  7. Compreendi que a avaliação formativa/mediadora é a interação do educador – educando, no qual o educador visa a melhoria no desenvolvimento gradual do aluno através da observação, análises, estabelecendo estratégias de aprendizagem para todos, além tomar decisões pedagógicas favoráveis. Nesse caso, o professor deve reconhecer cada realidade dos alunos e atendê-los de forma individual e coletiva.

    Os três princípios essenciais da prática avaliativa.:

    O princípio dialógico/interpretativo da avaliação: É a interação do professor – aluno na qual a intenção é a de convergência de significados, de diálogo para a construção conjunta de conhecimentos.

    O princípio da reflexão prospectiva: São observações positivas a respeito dos alunos durante seu desenvolvimento além de ser um planejamento para os próximos passos e desenvolver novos desafios visando a singularidade e coletividade.

    O princípio da reflexão-na-ação: Através de diálogos com os alunos e professores é possível saber se a prática proposta pelo educador está sendo vista de forma positiva, ou seja, avaliar como um processo mediador se constrói na prática assim refletindo criticamente sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico.

    Renata Sampaio de Souza

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  8. Na avaliação formativa/mediadora o professor está envolvido como os alunos e com esse envolvimento as práticas de ensino estão de acordo com a realidade de seus alunos. O erro faz parte do processo de construção de conhecimento e o professor cria situações desafiadoras onde as respostas dos alunos levam o professor a fazer outras perguntas.
    •Os 3 princípios essenciais da prática avaliativa:
    •Princípio dialógico/interpretativo da avaliação: se avalia como um processo de enviar e receber mensagens entre educadores e educandos, há um diálogo para a construção conjunta de conhecimento.
    •Princípio da reflexão prospectiva: se avalia como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos. Intenciona planejar os próximos desafios ajustados a cada aluno.
    •Princípio da reflexão-na-ação: pretende avaliar como um processo mediador se constrói na prática. O professor ajusta constantemente sua intervenção pedagógica a partir do diálogo que trava com os alunos, com outros professores e consigo mesmo.
    Jussara Rodrigues Mesquita Alencar

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  9. A avaliação formativa/mediadora é um meio de observar e analisar como anda a situação dos alunos é importante que o educador conheça entenda e compreenda a realidade de cada aluno e trace metas e estratégias pedagógicas de acordo com a necessidade da turma.

    Princípios essenciais da prática avaliativa:

    O princípio dialógico/interpretativo da avaliação - defende sobre a necessidade e a importância do diálogo, onde abre um espaço para troca de experiências

    O princípio da reflexão prospectiva - essa avaliação se baseia em leituras positivas dos resultados dos alunos, buscando entender o meio que o aluno vive e como ele se sente com sua realidade

    O princípio da reflexão - na - ação: Através das observações são planejadas medidas pedagógicas tendo eM vista também o contato com outros professores e a troca de conhecimentos.
    Hannah Franklin dos Santos

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  10. Uma avaliação formativa é aquela centrada na relação professor-aluno, aquela que compreende uma intervenção pedagógica sobre os processos de aprendizagens dos alunos, para que se estabeleçam desafios cognitivos adequados no sentido individual−cada aluno –e coletivo−classe. A concepção de avaliação mediadora, é caracterizada como aquela que prima pelas interações sujeito-objeto; sujeito-sujeito, e as aprendizagens que se constroem a partir destas interações, nesse sentido cabe ao professor, refletir sobre as aproximações, buscar significações as aprendizagens dos alunos, estabelecer reflexão crítica da sua ação pedagógica, tudo isto atrelado a relação afetiva aluno/professor, e desafios intelectuais contínuos. Os três princípios essenciais da prática avaliativa, são:
    O princípio dialógico/interpretativo da avaliação: Podemos caracterizar a avaliação que é regida por este princípio, como sendo esta, dialógica e que busca por uma confluência de significados entre o educador e educando. Para que o crescimento desse processo ensino-aprendizagem, seja conjunto. Avaliação propicia a um ambiente de troca de múltiplos sentidos entre os envolvidos- aluno e professor.
    O princípio da reflexão prospectiva: Com relação a este princípio, podemos dizer que se avaliar é refletir sobre as aprendizagens dos educandos, levantando indagações, analisando como o aluno aprende e com que aprende, dentre outras questões que se façam pertinentes, para que o professor refaça seus passos, planeje e ajuste o que se pretende ensinar ao grupo/classe e a cada aluno em particular.
    O princípio da reflexão-na-ação: Levando em consideração os princípios anteriores, em que a ação de avaliar deve ser regida e estabelecida pelo diálogo entre o professor-aluno, e também de refletir sobre as aprendizagens dos educandos, o terceiro princípio é aquele responsável por propiciar a inovação da práxis do educador. É quando o professor faz uma reflexão crítica a respeito do seu fazer pedagógico, aprendendo na prática, e a todo momento, o que no texto se delimita como aprender a aprender, para que assim, as aprendizagens dos alunos evoluam, e se alcance um fazer pedagógico cada vez mais eficaz e consequentemente resultados satisfatórios.

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  11. Avaliação formativa ou avaliação mediadora. Antes de iniciar é preciso considerar que no seu sentido mais amplo, deve-se partir do pressuposto que, avaliar, efetiva-se por um conjunto de procedimentos didáticos que acontecem por um longo período de tempo e em vários ambientes escolares, são procedimentos de caráter múltiplos e complexos e que a partir daí´, não devemos entender por avaliar, testes, provas exercícios (instrumentos de avaliação) e boletins, fichas relatórios (registos de avaliação). Aprendi que, no processo de avaliação formativa ou mediadora, o que dá sentido aos seus métodos e instrumentos são os valores morais, a concepção de educação, de sociedade e dos sujeitos, a autora ainda reforça que para a reconstrução da pratica avaliativa deve-se discutir o significado do processo.
    A avaliação formativa ou avaliação mediadora envolve dois elementos essenciais: educador/avaliador e educando e avaliando. E se pauta em três princípios:
    O princípio dialógico – Neste momento a avaliação recai sobre o processo de enviar e receber mensagens (educador/educando) e no qual se abrem espaços de produção de múltiplos sentidos para esses sujeitos. A intenção é a de convergência de significados, da mútua confiança uma construção completa do conhecimento.
    O princípio da reflexão prospectiva – Avalia-se como o processo se embasa na leitura positiva da manifestação de aprendizagem dos alunos, este princípio busca vê além das expectativas fixas e ainda refuta sobre quem são esses alunos, o que sentem e como vivem o mundo ao seu redor. A intenção deste princípio é o de planejar o próximo passo.
    O princípio da reflexão na ação – Avalia ao processo mediador na sua construção prática, o momento do reaprender por parte do professor, do ajustamento constante da intenção pedagógica através do diálogo com alunos, professores e consigo mesmo.
    Velma da Costa Rodrigues

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  12. A avaliação não deve ser vista como uma atividade fim e sim como uma atividade meio,em relação ao processo de aprendizagem, já que está presente em todos os momentos desse processo tão dinâmico. Tendo isto em vista, a avaliação formativa/mediadora, na minha concepção, muda toda uma visão sobre avaliação como objetivo fim, instaurando uma nova visão sobre como se deve agir e pensar no que diz respeito a avaliação inserida durante todo o momento sala de aula, e busca não minimizar a avaliação aos momentos de correções de provas, trabalhos, etc.
    A avaliação é de extrema importância para o bom desenvolvimento e melhores formas de aprendizagem e também de práticas pedagógicas. Nesse sentido o professor deve olhar para o seu aluno não buscando condenar tudo aquilo que ele faz que não condiz com o que o professor espera dele, mas deve olhar para seus alunos de forma a querer entender e conhecer seu aluno, suas ideias, suas formas de elaborar e resolver as atividades, sua forma de elaborar soluções para os problemas, para que assim, e somente assim o professor possa compreender o que aquele aluno tem a dizer, como o mesmo está aprendendo, como está construindo seu raciocínio, e até esse momento é rico para a própria prática docente, pois exercitando essa observação curiosa sobre os aspectos acima mencionados é que o professor pode observar melhor a sua própria prática em sala de aula.
    Sobre os princípios essenciais da avaliação, tem-se : o princípio dialógico/interpretativo da avaliação, o qual é de grande importância tanto para os professores quanto para os alunos, pois nessa perspectiva se pode estabelecer um ambiente mais rico em conhecimentos, através de trocas de ideias, concepções significados, visões, onde o diálogo acaba gerando a confiança e a construção coletiva de aprendizagens. No princípio da reflexão prospectiva, tem-se a avaliação com o objetivo de sondar o aluno em sua realidade, em como ele é, como aprende, como entende o momento da aula. O princípio da reflexão-na-ação é extremamente importante para a própria ação docente, pois a partir dele serão gerados novos conhecimento acerca das metodologias que funcionam ou não funcionam na sala de aula, com aquela turma, com aquele aluno, na medida que o professor aprende com seus alunos, através dos diálogos construídos, esse momento é fundamental para que o professor possa pensar criticamente sobre sua prática.
    Náhiry Sousa.

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  13. Avaliar para quê?
    Porque avaliar?
    Como avaliar?
    Eis algumas reflexões que me levam acreditar que se Nao for AVALIAÇÃO para transformar para mudar para melhor,se nao for emancipatoria de nada servirá.
    "A FINALIDADE DE QUALQUER AÇÃO EDUCATIVA DEVE SER A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUE AUMENTA A CONSCIÊNCIA E A CAPACIDADE DE INICIATIVA TRANSFORMADORA
    Paulo Freire

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  14. Gente tive um erro na minha internet espero que seja levado em consideração.
    Eu entendi que avaliação serve para preciona os alunos de uma forma assustadora.
    Eu penso que deve sim existe um modo de avaliar, e bastante constrangedor ficar reprovada por não conseguir muitas vezes transmitir seu conhecimento para um papel, quando muitas vezes, você sabe mais da que aquele aluno que tirou 10.

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