O capítulo I do livro
“Didática e Docência: aprendendo a profissão”, de Isabel Maria Sabino Farias
et. al, aborda as teorias que estão na base do fazer profissional do professor,
são elas: positivista, crítico-reprodutivistas e histórico-crítica ou dialética,
classificadas em reformistas e transformadoras. Em sua opinião, que teoria embasa
o trabalho docente nos dias atuais? Qual delas predomina nas escolas? Explique sua
resposta. Em seguida, apresente a teoria que você julga ser a mais adequada no
ensino infantil e caracterize-a.
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O trabalho docente baseia-se na reprodução de sons e letras essa é a teoria mais predominante e comum dentro de todas as escolas brasileiras. Embora um pouco antiga essa teoria é bem eficaz e quase não se ver um modelo que possa substitui-la, pois é um modelo potencial. Acredito que no ensino infantil deveriam ter mais ações externas e mais convívio com a sociedade como por exemplo aulas de campo para que assim as crianças já tenham um contato com outros objetos educacionais que não são tão comuns nas escolas como por exemplo museu, park, floresta, áreas de preservação, cinema, circo entre outros, para que assim o aprendizado não seja só uma teoria mas uma pratica de conhecimentos.
ResponderExcluirCicero Jader Bitu Vieira
Nos dias atuais encontramos na prática docente as três vertentes permeando o fazer pedagógico, apesar de já se perceber uma modificação na compreensão e leitura mais crítica da realidade ocasionando uma busca, por parte dos professores, de alteração de paradigmas, impactando em suas opções teóricas, consequentemente, efetivando mudanças nas práticas metodológicas.
ResponderExcluirA tendência que mais predomina nas escolas ainda é a Tendência Renovada Progressista, que se baseia numa didática geradora de situações desafiadoras de aprendizagem, gerando assim, novos esquemas mentais, colocando o aluno no centro dos processos educativo. Embasada nas teorias de Jean Piaget, o professor precisa conhecer os estágios de desenvolvimento cognitivo e se tornar o facilitador e orientador do processo de aprendizagem infantil. A teoria que julgo mais adequada para o ensino infantil é a Teoria Pedagógica não-diretiva, sendo Carl Rogers a principal referência, pois trabalha a aprendizagem baseada na afetividade, onde aquela é tida como um ato individual, interno e intrasferível, cabendo ao professor adotar uma didática “liberta de todo e qualquer direcionamento prévio e rígido”(p.44) sendo os conteúdos selecionados pelos alunos de acordo com o grau de significação pessoal. Jeane de Freitas Serejo
Atualmente o trabalho docente baseia-se na teoria positivista, tendo tendência liberal tradicional. O mundo é visto como algo pronto, é organizado por conhecimento sistematizado, que foi acumulado com o passar dos anos, há a preocupação com o acúmulo de conteúdos e com a memorização,a avaliação é uma maneira de certificar a reprodução dos conteúdos.
ResponderExcluirA teoria que julgo ser mais adequado no ensino infantil é a socioconstrutivista, essa teoria dá extrema importância às interações socias, há um enorme incentivo às interações entre os alunos e também entre os adultos e as crianças. O conhecimento é construídos pelos educandos, ou seja, os alunos são protagonistas do seu próprio aprendizado.
Mariana Karla de Sousa Pompeu
Muito embora tenha-se avançado em estudos, voltados para as práticas educativas no que diz respeito a um melhor entendimento do aluno como autor do seu conhecimento, e também em relação ao aperfeiçoamento do papel do professor como facilitador desse processo em que o aluno atua ativamente no espaço escolar, construindo sua aprendizagem, ainda pode-se perceber as evidências de práticas educativas baseadas nas Teorias Positivistas, sendo que na maioria das escolas públicas e privadas o professor busca direcionar o conhecimento por vias que distanciam os alunos da troca e construção de visões e pensamentos críticos, o que nota-se no contexto político atual como uma forma de controlar o que será estudado pelos alunos, limitando-os cada vez mais a um conhecimento acrítico e voltado para a produção de mão de obra, a qual se consolida alicerçada no ensino tecnicista.
ResponderExcluirO aluno, desde criança deve ser apresentado ao contexto o qual está inserido, de forma a possibilitar a construção do pensamento crítico e autônomo desse aluno, fazendo-o trilhar caminhos os quais ele mesmo busque e crie, e não caminhos já direcionados e feitos para que ele siga sem questioná-los, para isso, uma educação baseada em Teorias Histórico-Críticas é fundamental para que o aluno desde cedo desperte para a conscientização crítica do espaço social e político que o cerca, e que desse espaço o aluno possa enxergar as desigualdades e conflitos sociais, para que busque modificar sua realidade e assim transformá-la.
Náhiry Maria Clarindo de Sousa.
A teoria que prevalece atualmente é a crítico-reprodutivista, pois sabemos que vivemos em um mundo capitalista, o Estado que faz parte dessa ordem mundial é o órgão que detém a educação e a trata como um de seus aparelhos ideológicos do Estado, sendo a escola apenas um espaço onde essa ideologia ocorre e que é vista por estes apenas como um espaço de alienação, dominação e doutrinação fazendo com que a escola realize suas principais funções de reproduzir a ideologia dominante e preparar mão de obra.
ResponderExcluirEssa teoria acredita que a mudança social é necessária através de lutas e movimentos sociais, contudo não é realizável. Por mais que a educação tenha sido modificada no decorrer do tempo, ainda hoje em alguns espaços educacionais se faz presente a Pedagogia tradicional e arcaica.
O trabalho docente é mais embasada na tendência pedagógica histórico-crítica que por meio do sociointeracionismo os sujeitos trocam informaçoes possibilitando novas aprendizagens. Segundo a teoria Vygotskyana, ensinar é mediar, é criar condições para diminuir a distância entre a ZDR e a ZDP.
No ensino infantil a teoria que mais se encaixa é a teoria Pedagógica Renovada não-diretiva. Carl Rogers é o grande defensor acreditando na efetivação do binômio inteligência-afetividade, pois esta seria a condição para uma aprendizagem sólida.
Ana Cássia Marques Nascimento Da silva.
Atualmente o mais comum nas escolas é a Tendência Liberal Tecnicista, em que a preocupação maior é produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho. O que podemos ver nas salas de aula é um sistema de ensino repetitivo no qual o professor transmite seu conhecimento e o aluno decora tudo. Para mim o mais adequado seria a Tendência Liberal Renovada Progressivista, que prepara o aluno para seu papel na sociedade e valoriza seu processo de aprendizagem. O professor n detém todo o conhecimento , tem que haver uma troca entre aluno e professor.
ResponderExcluirJussara Rodrigues Mesquita Alencar.
Na minha opinião a teoria que embasa o trabalho docente nos dias atuais é a teoria positivista que trata a educação como mecanismo que ajuda o indivíduo a superar as diferenças e desigualdades, entretanto a educação não se baseia somente nisso, mas tende para uma mistura de tendências pedagógicas. Na minha opinião as tendências que ainda predominam na educação atual são a tendência pedagógica tradicional que propõe transmitir o conhecimento de uma forma unilateral, apenas depositando o conhecimento nos alunos sem se preocupar com a significação dos conteúdos para o indivíduo, uma educação quase que mecânica. A outra tendência que ainda predomina nos dias atuais é a pedagógica renovada progressivista que coloca os indivíduos como meros consumidores da produção cultural e intelectual de terceiros, pois não potencializam o intelecto de seus alunos. E por fim a escola ainda tem uma essência da tendência pedagógica tecnicista que prepara o indivíduo como mão de obra para o mercado de trabalho.
ResponderExcluirE a teoria a qual julgo mais eficaz no ensino infantil é a histórico crítica, mas voltada para a perspectiva sociocultural de Vygotsky que afirma a necessidade e a importância das interações, pois somente a partir de interações com outras pessoas e de experiências vividas é que o indivíduo se constrói. Além disso, ver o professor como mediador dessas interações e experiências do aluno com o mundo, onde o professor potencializa as habilidades adquiridas e as que não foram desenvolvidas ainda na criança, trabalhando em cima do que a criança poderá a vir a ser a partir dos estímulos vindos por parte do professor ,das interações com os demais e as vivências no decorrer da sua jornada escolar.
Iara Assunção de Sousa.
Partindo da ideia de que a escola é um dos aparelhos ideológicas do Estado,meio pelo qual o Estado controla,decide e impõe sua vontade a sociedade inerente, acredito que a Teoria Crítico- Reprodutivista seja a teoria que fundamenta o trabalho docente. Levando em consideração que respondemos ao Estado, por meio da política educacional e planejamento da educação. Predominando assim nas escolas, características de uma Escola Dualista, aparentemente unitária e unificada, mas que porém, revela-se dividida entre dominantes e dominados, patrão e trabalhador, ascensão de uma classe por outra.
ResponderExcluirDentre as teorias estudadas, acredito que, A Teoria Histórico-Crítica ou Dialética, tenha as características mais próximas para equacionarmos as defazagens presentes no sistema educacional, por ter em sua composição vertentes como, a tendência pedagógica Libertadora (progressista), que busca “desvelamento dos véus que encobrem a realidade”, visa consciência política, a criticidade para dissolução das ideologias postas e opressoras. Tomando como base esta teoria, acredito que se adaptada ao fazer docente dos professores da Educação Infantil, estaremos contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática. É claro que sem nos esquecermos de nossas limitações e que nenhuma teoria por si só é perfeita.
Ana Celsa Moura Andrade
s
ResponderExcluirA educação brasileira formal surgiu com as chegadas dos jesuítas que para colonizar impuseram a educação tradicional e que até hoje temos heranças dessa educação na nossa sociedade.
EDUCAÇÃO LIBERAL:Tradicional,Renovada Progressista,Renovada não diretiva e tecnicista.
A educação tradicional vê o alunos como passivo e o professor é o que sabe de tudo,a tendências renovada nos trás alguns avanços com os teóricos Piaget,Dewey,Carl rogers,que são os teóricos do movimento ESCOLA NOVA,que houve algumas contribuições na área infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças,que coloca a criança no centro,porém não apresenta necessidade de mudança,pois vê tudo harmonioso e o modelo social capitalista é perfeito,aí está a crítica das teorias positivistas.
Temos as tendências da Pedagogia Progressista(Libertadora,Libertária e Crítico social dos conteúdos)✔
Pedagogia Progressista é contra a educação tradicional que ainda é presente em escolas públicas e privadas.
Os teóricos da pedagogia progressista como Paulo Freire,Freinet,Arroyo,Saviani e libâneo vem com contribuições riquíssima que rompe com a estrutura vigente,com a tomada de conscientização e transformação social,com alunos críticos,participação crítica e com um conteúdo vivo indissociável da realidade.
Não podemos nos deixar levar ou ser ingênuo de achar que nao existe mais escola tradicional hoje mesmo com alguns avanços e estudos,pois enquanto estivermos nesse sistema capitalista onde a escola serve de aparelho ideológico do estado,sendo assim comprometidos com os interesses social detentora dos meios de produção,assim a escola será um espaço de dominação,alienação e,consequentemente,de morte dos desejos de mudança(SAVIANI)
Enquanto tivermos vivendo nesse sistema capitalista,vamos ser regidos pelo mercado,até mesmo a educação será regido pelo mercado,ou seja a escola será para formar seres acrítico e que dê lucros e aumentando o poder da classe dominante e a manutenção do capital.
✔Sou defensora de uma pedagogia REVOLUCIONÁRIA E LIBERTADORA que rompa com o sistema vigente e que o professor seja animador,orientador,mediador,É que dê condições aos educandos de serem pessoas críticas,conscientes e que seja também protagonistas da transformação da sociedade justa sem opressores e oprimidos.��
ANA CAROLINA LIMA SALES
Pedagogia Liberal:Pedagogia PROGRESSIVISTA,diferente da pedagogia PROGRESSISTA,desculpa os erros,é pq do celular é ruim.
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Excluirs
ResponderExcluirA educação brasileira formal surgiu com as chegadas dos jesuítas que para colonizar impuseram a educação tradicional e que até hoje temos heranças dessa educação na nossa sociedade.
EDUCAÇÃO LIBERAL:Tradicional,Renovada Progressista,Renovada não diretiva e tecnicista.
A educação tradicional vê o alunos como passivo e o professor é o que sabe de tudo,a tendências renovada nos trás alguns avanços com os teóricos Piaget,Dewey,Carl rogers,que são os teóricos do movimento ESCOLA NOVA,que houve algumas contribuições na área infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças,que coloca a criança no centro,porém não apresenta necessidade de mudança,pois vê tudo harmonioso e o modelo social capitalista é perfeito,aí está a crítica das teorias positivistas.
Temos as tendências da Pedagogia Progressista(Libertadora,Libertária e Crítico social dos conteúdos)✔
Pedagogia Progressista é contra a educação tradicional que ainda é presente em escolas públicas e privadas.
Os teóricos da pedagogia progressista como Paulo Freire,Freinet,Arroyo,Saviani e libâneo vem com contribuições riquíssima que rompe com a estrutura vigente,com a tomada de conscientização e transformação social,com alunos críticos,participação crítica e com um conteúdo vivo indissociável da realidade.
Não podemos nos deixar levar ou ser ingênuo de achar que nao existe mais escola tradicional hoje mesmo com alguns avanços e estudos,pois enquanto estivermos nesse sistema capitalista onde a escola serve de aparelho ideológico do estado,sendo assim comprometidos com os interesses social detentora dos meios de produção,assim a escola será um espaço de dominação,alienação e,consequentemente,de morte dos desejos de mudança(SAVIANI)
Enquanto tivermos vivendo nesse sistema capitalista,vamos ser regidos pelo mercado,até mesmo a educação será regido pelo mercado,ou seja a escola será para formar seres acrítico e que dê lucros e aumentando o poder da classe dominante e a manutenção do capital.
✔Sou defensora de uma pedagogia REVOLUCIONÁRIA E LIBERTADORA que rompa com o sistema vigente e que o professor seja animador,orientador,mediador,É que dê condições aos educandos de serem pessoas críticas,conscientes e que seja também protagonistas da transformação da sociedade justa sem opressores e oprimidos.��
ANA CAROLINA LIMA SALES
A teoria que embasa o trabalho docente nos dias atuais é a Positivista, onde não há um questionamento do modelo social. Tendo tendência tecnicista que tem como maior objetivo formar mão de obra pro mercado de trabalho.
ResponderExcluirNa minha opinião a teoria mais adequada é histórico-crítica, que tem a valorização da escola como espaço social responsável pela apropriação do saber universal, permitindo os alunos participar da sociedade de forma crítica.
Sara Helen Santos da Silva
Eu entendo que a maior partes das teorias abordadas no texto, material deste estudo, estão presentes na prática pedagógica das escolas brasileiras, no entanto há uma predominância do positivismo e/ou tradicionalismo. Estas teorias veem a educação como um campo fértil de produção de mão de obra para o sistema capitalista. Além disso, os positivistas e/ou tradicionalistas concebem essa pratica educacional como único meio de acessão social e ainda como solução para o fim das desigualdades e da marginalidade existente no seio da sociedade atual.
ResponderExcluirEstas teorias, defendem ainda, que é dever da escola preparar o homem para o trabalho, e que se existe alguém na marginalidade, é por conta do próprio individuo, que por problemas cognitivos ou por relaxamento pessoal, acaba por não se adequar as regras da sociedade competitiva produzida pelo modo de produção capitalista.
Já outras teorias, como a Crítico-social do conteúdo, que podemos encontra na prática docente de alguns professores mais críticos do modo de produção capitalismo, defendem uma educação com um caráter humanizador, ou ainda, uma escola que abandone os métodos tradicionalistas e tecnicistas, que forma apenas mão de obras para continuar movimentando a maquina capitalista, e passe a formar indivíduos conscientes politicamente capazes de usar o acúmulo de conhecimentos para transformar a sociedade.
Baseado na análise do conteúdo exposto, acredito ser, a teoria Critico-social do conteúdo, a ideal para a pratica docente, por defender a formação do individuo integralmente, ou seja, um ser capaz de absolver conhecimentos do acumulo histórico presente na sociedade, mas também desenvolver consciência política, que seja capaz a analisa a realidade social e poder transforma-la a seu favor.