sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Relato do dia 21.08

Por: Maria Leani e Aurélio Nestor

Iniciamos a nossa primeira aula do semestre 2017.1 com uma dinâmica intitulada “foto imagem” com o objetivo de refletirmos acerca da relação da imagem escolhida com as expectativas que temos com a disciplina Didática. Em seguida, cada estudante apresentou-se e falou sobre as suas expectativas. Após esse momento, a professora Marina solicitou para que vinculássemos esse fato com questões que constituem o PERFIL DO GRUPO SALA:

1. O que espero (expectativas);
2. O que trago (contribuições);
3. Marcas do grupo (aspectos em comum)

Dando continuidade à nossa aula, a professora fez um levantamento sobre a experiência docente, em escola pública, particular e trabalho não formal, como aulas particulares. Vimos que uma boa parte da turma tem experiência, o que nos deixa felizes porque a experiência é um dos saberes docentes relevante ao trabalho do professor.
Realizamos, coletivamente, o contrato didático, que são os acordos assumidos durante toda a disciplina. Esse contrato favorece o bom desempenho das nossas aulas, consequentemente, a nossa aprendizagem. Logo após, fizemos uma atividade em grupo, que foi a leitura e análise do programa da disciplina, ficando com cada grupo um aspecto que o constitui, são eles: ementa, objetivos, conteúdos e metodologia. Nesse momento, discutimos sobre cada aspecto e sanamos as dúvidas diversas, como a dúvida com relação ao estágio, que será explicado com maiores detalhe posteriormente.
O monitor, Aurélio Nestor, explicou sobre o blog e o fórum (ambiente de aprendizagem). Esse é um recurso tecnológico para complementar os nossos estudos dos textos, discussões sobre as temáticas trabalhadas e etc. Logo após, fizemos a leitura do cronograma e a análise final da aula, que é interessante elencar alguns pontos importantes que foram ditos pelo grupo:

1. A disciplina de Didática Geral é obrigatória para formar o professor;
2. Ter crachás foi uma boa ideia;
3. Organização e coordenação do encontro;
4. Acesso ao programa da disciplina;
5. Questionamentos e levantamentos feitos pela professora;
6. Explicação sobre o blog;
7. Atividade de socialização;
8. Presença dos alunos

Por fim, percebemos que a disciplina de didática é importante na práxis do professor, e que através das propostas das atividades (os momentos de estágio, por exemplo), os estudantes terão contato direto com a educação infantil ou ensino fundamental I e participarão da prática escolar. Ser professor está além de apenas ensinar conteúdo, requer um constante processo de desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relato do dia 04.12

Por: Francisco Eudes Ribeiro; Talita Samela e Velma Rodrigues A aula teve início com a apresentação realizada por cada equipe a respeit...