Por: Maria Leani e Aurélio
Nestor
Iniciamos
a nossa primeira aula do semestre 2017.1 com uma dinâmica intitulada “foto
imagem” com o objetivo de refletirmos acerca da relação da imagem escolhida com
as expectativas que temos com a disciplina Didática. Em seguida, cada estudante
apresentou-se e falou sobre as suas expectativas. Após esse momento, a
professora Marina solicitou para que vinculássemos esse fato com questões que
constituem o PERFIL DO GRUPO SALA:
1.
O que espero (expectativas);
2.
O que trago (contribuições);
3.
Marcas do grupo (aspectos em comum)
Dando
continuidade à nossa aula, a professora fez um levantamento sobre a experiência
docente, em escola pública, particular e trabalho não formal, como aulas
particulares. Vimos que uma boa parte da turma tem experiência, o que nos deixa
felizes porque a experiência é um dos saberes docentes relevante ao trabalho do
professor.
Realizamos,
coletivamente, o contrato didático, que são os acordos assumidos durante toda a
disciplina. Esse contrato favorece o bom desempenho das nossas aulas,
consequentemente, a nossa aprendizagem. Logo após, fizemos uma atividade em
grupo, que foi a leitura e análise do programa da disciplina, ficando com cada
grupo um aspecto que o constitui, são eles: ementa, objetivos, conteúdos e
metodologia. Nesse momento, discutimos sobre cada aspecto e sanamos as dúvidas
diversas, como a dúvida com relação ao estágio, que será explicado com maiores
detalhe posteriormente.
O
monitor, Aurélio Nestor, explicou sobre o blog e o fórum (ambiente de
aprendizagem). Esse é um recurso tecnológico para complementar os nossos estudos
dos textos, discussões sobre as temáticas trabalhadas e etc. Logo após, fizemos
a leitura do cronograma e a análise final da aula, que é interessante elencar
alguns pontos importantes que foram ditos pelo grupo:
1.
A disciplina de Didática Geral é obrigatória para formar o professor;
2.
Ter crachás foi uma boa ideia;
3.
Organização e coordenação do encontro;
4.
Acesso ao programa da disciplina;
5.
Questionamentos e levantamentos feitos pela professora;
6.
Explicação sobre o blog;
7.
Atividade de socialização;
8.
Presença dos alunos
Por
fim, percebemos que a disciplina de didática é importante na práxis do
professor, e que através das propostas das atividades (os momentos de estágio,
por exemplo), os estudantes terão contato direto com a educação infantil ou
ensino fundamental I e participarão da prática escolar. Ser professor está além
de apenas ensinar conteúdo, requer um constante processo de desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário