quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Relato do dia 25.09

POR: Cícero Jader, Juliana Karem e Jeane Serejo


ü  Acolhida: retrospectiva da aula anterior
ü  Apresentação e entrega do trabalho Estágio-Observação
ü  Fechamento da Unidade I
ü  Introdução da Unidade II: Organização do trabalho didático.
ü  Apresentação da música de Yanni
ü  Dinâmica de grupo (com seis temas)
ü  Encerramento

Acolhida com feedback da aula anterior por várias pessoas (grupo responsável não havia chegado). 
Inicio das apresentações e entrega do trabalho sobre o Estágio-Observação onde foram pontuados os pontos fortes e pontos fracos do Projeto Politico Pedagógico e da Estrutura física da escola escolhida.
Foram apresentadas oito escolas públicas e duas privadas, sendo o destaque para uma escola em Aquiraz, uma Escola Indígena, custeada pelo Governo estadual. Aconteceu o fechamento da Unidade I e inicio da Unidade II, Organização do Trabalho Didático.
Apresentação do Vídeo musical de Yanni seguido de dinâmica de grupo. Dividiu-se a classe em seis grupos equivalentes para que fossem respondidos questionamentos dados pela professora Marina, relacionando o vídeo musical apresentado com a nova temática da Unidade II. Foi dada a opção de entrega, aos grupos, para a próxima aula. Encerramento. Não aconteceu avaliação final da presente aula.
Refletimos juntamente com o texto e o vídeo da apresentação de Yanni, as considerações a respeito do planejamento para o bom andamento ou funcionamento do processo desejado. No caso, podemos observar que houve um ensaio, delegação de funções, aqui expressa por cada músico, seu instrumento e expertise, considerando as habilidades e melhor aproveitamento de cada integrante da orquestra, sempre no favorecimento do bom andamento do conjunto ou grupo para atingir a META, que seria a harmonia e êxito execução da música.
Visualizamos também a importância de um planejamento participativo, onde todos os sujeitos envolvidos sejam ouvidos potencializando o processo dialógico.
Concordamos com Paulo Freire quando ele enfatiza que o professor é um maestro, que ao reger a orquestra (sala de aula) necessita de coordenação sintonizada para um favorecimento da prática pedagógica, sendo esta a arte de reger as diferenças!! 

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