ü Acolhida:
retrospectiva da aula anterior
ü Apresentação
e entrega do trabalho Estágio-Observação
ü Fechamento
da Unidade I
ü Introdução
da Unidade II: Organização do trabalho didático.
ü Apresentação
da música de Yanni
ü Dinâmica
de grupo (com seis temas)
ü Encerramento
Acolhida
com feedback da aula anterior por várias pessoas (grupo responsável não havia
chegado).
Inicio
das apresentações e entrega do trabalho sobre o Estágio-Observação onde foram
pontuados os pontos fortes e pontos fracos do Projeto Politico Pedagógico e da
Estrutura física da escola escolhida.
Foram
apresentadas oito escolas públicas e duas privadas, sendo o destaque para uma
escola em Aquiraz, uma Escola Indígena, custeada pelo Governo estadual.
Aconteceu o fechamento da Unidade I e inicio da Unidade II, Organização do
Trabalho Didático.
Apresentação
do Vídeo musical de Yanni seguido de dinâmica de grupo. Dividiu-se a classe em
seis grupos equivalentes para que fossem respondidos questionamentos dados pela
professora Marina, relacionando o vídeo musical apresentado com a nova temática
da Unidade II. Foi dada a opção de entrega, aos grupos, para a próxima aula.
Encerramento. Não aconteceu avaliação final da presente aula.
Refletimos
juntamente com o texto e o vídeo da apresentação de Yanni, as considerações a
respeito do planejamento para o bom andamento ou funcionamento do processo
desejado. No caso, podemos observar que houve um ensaio, delegação de funções,
aqui expressa por cada músico, seu instrumento e expertise, considerando as
habilidades e melhor aproveitamento de cada integrante da orquestra, sempre no
favorecimento do bom andamento do conjunto ou grupo para atingir a META, que
seria a harmonia e êxito execução da música.
Visualizamos
também a importância de um planejamento participativo, onde todos os sujeitos
envolvidos sejam ouvidos potencializando o processo dialógico.
Concordamos
com Paulo Freire quando ele enfatiza que o professor é um maestro, que ao reger
a orquestra (sala de aula) necessita de coordenação sintonizada para um
favorecimento da prática pedagógica, sendo esta a arte de reger as diferenças!!
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