segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Reflexão do texto "Identidade: Uma construção histórica"



1.  De acordo com as reflexões contidas no texto "Identidade: uma construção histórica", tivemos a oportunidade de conhecer concepções distintas sobre  "identidade profissional" trazidas por alguns autores. Sendo esta uma construção complexa, ela traz "significados diferentes para a psicologia, sociologia  e para outras ciências" (CAVALCANTE, p.3). Tendo por base as premissas elencadas acima e seu entendimento sobre a temática, faça um breve comentário sobre as concepções de Identidade trazidas por STUART HALL (2000), GATTI (1993) e PIMENTA (1998).

2. O texto estudado faz uma relação entre Identidade e Subjetividade. O que seria essa "subjetividade" e como se relaciona com os aspectos identitários dos indivíduos?

10 comentários:

  1. 1.Encontramos elencadas no texto Identidade: uma construção histórica,concepções de identidade profissional. Em Stuart Hall, são elencadas três concepções de identidade: a do sujeito iluminista, sendo o indivíduo centrado, unificado, dotado de razão e ação;a identidade do sujeito sociológico, construído nas complexidade das relações e a terceira concepção mostra uma identidade sendo construída nas necessidades culturais e por isso mesmo está entrando em colapso devido as mudanças estruturais e institucionais que está inserida(sujeito pós-moderno). Em Gatti, vemos uma concepção de identidade que é construída em atos e fatos e em Pimenta, tem-se a identidade como algo mutável,resultante de um processo histórico,sendo parte constituinte de outros elementos identitários que constituem a identidade profissional.
    2. A subjetividade diz respeito a valores, crenças, símbolos internalizados e a própria construção de si mesmo, mediante suas relações sociais. É a partir desse construção interna do sujeito, de sua subjetividade, que o indivíduo vai atuando na realidade, agindo e se consolidando, o que vai qualificando o homem nas suas práticas produtiva,social e simbólica, o que fará constituir também uma identidade profissional.
    Jeane Serejo

    ResponderExcluir
  2. 1)Na visão de Stuart a identidade gira em torno de três concepções:
    O sujeito como Iluminismo na qual, compreende a pessoa humana dotado de diversas habilidades/ ações cujo seu interior é aflorado e permanece contínuo ao longo de sua vida.
    Sujeito sociológico na qual, a identidade é construída com o meio, ou seja nas relações e interações com outras pessoas que compartilham seus valores e culturas construindo um indivíduo com princípios que permeiam no cotidiano da sociedade.
    Sujeito pós- moderno cujo a identidade vai sendo modificada e desconstruída com o passar do tempo. A identidade vai sendo renovada historicamente e se adaptando às necessidades culturais.
    Gatti explica que a identidade do pedagogo é algo que é construído no decorrer do fazer pedagógico, reforçando através de suas ações a especificidade do seu papel.
    Pimenta comprrende a identidade como algo mutável. O que caracteriza a sua identidade são os significados dados às atividades docentes e as relações que perpassam o fazer do pedagogo reforçando o que Gatti diz.
    2) A subjetividade está relacionado à diferentes concepções, ideias e opiniões.
    Essa subjetividade está presente na formação de identidade de cada indivíduo devido às diferentes opiniões trazidas por cada ser que contribuem para inovações nas práticas pedagógicas e na elaboração dos processos de conhecimento, pois como vimos a identidade é construída, modificada, transformada e inovada no fazer profissional, além do que esta também é formulada socialmente.

    Ana Cássia Marques Nascimento da Silva

    ResponderExcluir
  3. 1.Para Stuart Hall existem 3 concepções sobre a identidade:
    1° sujeito do iluminismo, onde o ser humano era um indivíduo centrado, que tinha suas capacidades de razão de consciência e de ação.
    2°sujeito sociológico que se cria através da complexidade do mundo moderno
    3°sujeitos pós-modernos, as pessoas possuem dentro de si identidades que são definidas historicamente e não biologicamente.

    Para Bernadete Gatti a identidade é algo a ser construído e não dado, sendo construídos através de atos e fatos.

    Para Pimenta a identidade do professor é reforçada, a identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão. Também compreende a identidade como algo mutável,tributário de um processo histórico situado.

    2. A subjetividade é quando o sujeito se torna aceito a partir de sua participação na elaboração dos processos de conhecimento, nas práticas educacionais. A subjetividade humana vai se fortalecendo na medida em que o homem compreende os dados da realidade e vai dando significado.

    Mariana Karla de Sousa Pompeu

    ResponderExcluir
  4. Visando levantar estudos acerca de como as pessoas vêm estabelecendo novas formas e concepções de construir sua identidade frente às mudanças ocorridas na sociedade moderna, Stuart Hall sugere que os sujeitos estão também sendo modificados constantemente.
    Para exemplificar a questão da identidade, HALL traz três concepções de identidade do sujeito, sendo estas: Sujeito do iluminismo; o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno. A primeira concepção diz que a identidade do sujeito é imutável, ou seja, por mais que o mesmo viva em sociedade, esta não afetará a sua essência, o modo de ser deste sujeito será o mesmo do nascimento à fase adulta e permanecerá sendo o mesmo durante toda a sua vida. Já na concepção do sujeito sociológico há um alargamento em relação à primeira no que diz respeito ao sujeito agora estabelecer interações sociais com o meio que o cerca, com as diferentes culturas, grupos sócias, conhecimentos de mundo, etc, mas ainda guarda esta identidade agora compartilhada com o meio, como uma identidade que não sofre alterações, choques ou atritos por conta das mais distintas representações sociais. E é justamente isso que a terceira concepção instaura, pois o sujeito pós-moderno agora é construído através das múltiplas identidades que são estabelecidas, modificadas e constantemente transformadas por meio dos choques proporcionados pelas interações das mais diversas formas de representação social.
    GATTI e PIMENTA contribuem com o discurso do sujeito pós-moderno explicitado por HALL, quando concordam em discutir a identidade como algo múltiplo e não mais estável. Gatti fala das mais diversas identidades do pedagogo, referente às diversas áreas de atuação do mesmo. PIMENTA diz que a identidade do sujeito é mutável e tem relação com o contexto no qual este sujeito está inserido, ou seja, agora existem muitas identidades que se constroem e se modificam num contexto dinâmico de constantes transformações.
    No que se refere a subjetividade, compreendo que seja a forma como cada sujeito singular,com suas muitas identidades vai, compreender, sentir, responder, agir, transformar e ser perante as mais diversas formas de representações sociais. Desta forma, cada indivíduo subjetivamente relaciona-se de diferentes modos com a variedade de mundos inseridos no meio ao qual faz parte.
    Náhiry Clarindo.

    ResponderExcluir
  5. 1- De acordo com as reflexões contidas no texto "Identidade: uma construção histórica", tivemos a oportunidade de conhecer concepções distintas sobre "identidade profissional" trazidas por alguns autores. Sendo esta uma construção complexa, ela traz "significados diferentes para a psicologia, sociologia e para outras ciências" (CAVALCANTE, p.3). Tendo por base as premissas elencadas acima e seu entendimento sobre a temática, faça um breve comentário sobre as concepções de Identidade trazidas por STUART HALL (2000), GATTI (1993) e PIMENTA (1998).

    A questão da identidade para Stuart HALL é fundamentada em três pilares o primeiro deles parte das ideias iluministas onde enxergava o homem como o centro de tudo, a segunda é a concepção de sujeito sociológico onde o individuo constrói sua identidade a partir das interações com os demais indivíduos, e por fim o que o autor intitula de concepção de sujeito pós-moderno onde a questão da identidade sofre mudanças continuas de acordo com o sistema cultural. Já Bernadete GATTI compreende a identidade profissional como algo que se constrói a partir daquilo que se busca ser, construindo a identidade profissional por intermédio de ações que colaborem com a construção da identidade docente. Enquanto PIMENTA segue o mesmo pensamento de Bernadete GATTI de que a identidade é algo mutável e acrescenta que a identidade está diretamente ligada ao significado social que a profissão traz.

    2- O texto estudado faz uma relação entre Identidade e Subjetividade. O que seria essa "subjetividade" e como se relaciona com os aspectos identitários dos indivíduos?

    A subjetividade que se trata no texto está ligada as questões particulares de cada individuo mediante a cultura em que o sujeito está inserido, aos valores e significações que ele atribui. Portanto como mencionado no texto a existência do homem é composta por seu desenvolvimento continuo, que vai criando a cultura e criando símbolos que expressam seus valores. Com isso a subjetividade está diretamente ligada a identidade, pois é particular de cada individuo e de como ele enxerga o mundo ao seu redor atribuindo significados, e as questões culturais em que ele está associado.

    ResponderExcluir
  6. Identidade: são as relações contraditórias de caráter relacional. É um processo que se constrói com base interação com o outro, e a subjetividade seria essa questão dos valores individuais ou coletivos que o indivíduo carrega consigo.
    Gabriele

    ResponderExcluir
  7. 1-Para Stuart Hall existem 3 concepções sobre a identidade:

    1° sujeito do iluminismo, onde o ser humano era um indivíduo centrado,ou seja o centro do mundo era o homem.

    2°sujeito sociológico. que se cria através da complexidade do mundo moderno.

    3°sujeitos pós-modernos, as pessoas possuem dentro de si identidades que são definidas historicamente e não biologicamente.



    2- subjetividade, a identidade e constituição do sujeito precisam de uma discussão ontológica para que possam ser verdadeiramente compreendidos. Partindo de uma perspectiva dialética de entendimento do ser humano e de suas relações sociais, é possível apontar que a “identidade” pode ser compreendida como constituição do sujeito, desde que seu significado esteja na direção daquilo que se faz aberto e inacabado. Nesta perspectiva, a subjetividade é uma dimensão deste sujeito, assim como a objetividade que, a partir das relações vivenciadas, se faz construtora de experiências afetivas e reflexivas, capaz de produzir significados singulares e coletivos (MAHEIRIE, 2002).

    ResponderExcluir
  8. Stuart Hall, tendo três principais concepções sobre o sujeito:
    - Sujeito no Iluminisno
    - Sujito sociológico
    - Sujeito pós-moderno
    É visto que no Iluminismo, estava sendo baseado em uma concepção da pessoa, com o indivídou entando no centro de tudo. Já no sociológico, ela referenta a complexidade do mundo moderno, onde já se incluida a cultura, valores, sentidos, com mais contato com o exterior. E no pós-moderno, sem identidade fixa, formando e tranformando.
    Já Gatti e Pimenta, as formas de construem.
    O texto vem abordando as formas, mostrando como era para cada um deles a aconstrução, e as formas.

    Nayana Aparecida Martins Leite

    ResponderExcluir
  9. 1-Para Stuart Hall há três concepções acerca de identidade: Sujeito do Iluminismo onde compreende a pessoa humana como um sujeito centrado, com consciência e capacidades de ação. A segunda de sujeito sociológico onde a identidade é constituída a partir de interações entre o eu e a sociedade. A terceira é o sujeito pós-moderno onde a identidade das pessoas são definidas historicamente e não biologicamente.

    Pare Bernadete GATTI a identidade é algo construído e não dado, onde precisa construí-la em atos e fatos.

    Para PIMENTA, a identidade é algo mutável, e está diretamente ligada ao significado social que a profissão trás.

    2-A identidade incorpora elementos da subjetividade, pois está em volta de valores, interesse sociais, políticos. Dessa forma o indivíduo se relaciona de diferentes formas com o mundo em que está inserido.
    Sara Helen Santos da Silva

    ResponderExcluir
  10. 1) Stuart Hall(2000) divide em três concepções: O sujeito do iluminismo que compreende o ser humano como um indivíduo centrado, unificado […] O sujeito sociológico aparece como aquele que se constitui mediante relações com outros a respeito de valores, sentidos e símbolos.. Pós-moderno refere-se a uma identidade formada, porém que se transforma continuamente em relação aos sistemas culturais que os rodeiam.

    Bernadete GATTI (1993) ao comentar sobre a identidade profissional dos professores posiciona-se dizendo que a identidade é algo construído e não dado, sendo construído em atos e fatos”.

    PIMENTA (1998) compreende a identidade como algo mutável, tributário de um processo historicamente situado.

    2) A subjetividade humana vai se fortalecendo, à medida que homem apreende os dados da realidade imprimindo-lhes significados, envolvendo valores, símbolos, interesses sociais e cenários políticos.
    Renata Sampaio de Souza

    ResponderExcluir

Relato do dia 04.12

Por: Francisco Eudes Ribeiro; Talita Samela e Velma Rodrigues A aula teve início com a apresentação realizada por cada equipe a respeit...