terça-feira, 28 de novembro de 2017

Relato do dia 30.10 (atrasado)

POR: Hannah Franklin e Nayane Lima

No início da aula do dia 30 de outubro, foi lido o relato da aula anterior, a professora marina começou dando algumas instruções para os grupos de mini aulas e de avaliações, os grupos abordaram diferentes temáticas para diferentes séries e idades, logo após cada mini aula, os grupos de avaliação se dirigiam a frente da classe para fazer algum comentário relacionando a mini aula, seguido do comentário do grupo avaliador, Leani logo seguia fazendo também um comentário sobre cada grupo.
De acordo com a observação feita no momento de aula, foi possível destacar que, todas as equipem fizeram um bom trabalho de apresentação de simulação de aulas. Tivemos varias experiências tanto na educação infantil, quanto no fundamento I, pudemos observar que todos os grupos tiveram o trabalho de estudar e tentar da melhor maneira possível nos mostrar um pouco de suas técnicas e dinâmicas, de pouco á pouco fomos aos aprofundando e conhecendo nossos pontos de melhoras, em relação aos questionamentos e observação feitos pelas equipes de avaliações, foi bastante proveitoso, pois foi nestes momentos que podemos reflete sobre onde melhorar e como nos porta diante de uma sala.

Contudo concluir que, momentos como estes servem de experiências para nossa vida acadêmica, e que trabalho deste tipo nos faz crescer grandemente na profissão mais na frente a ser exercida.

Como me construo professora

Neste texto continuo o diálogo comigo mesma. Desta vez a presente temática me remete a fazer uma reflexão acerca dos dilemas /dificuldades que marcam a trajetória docente e que muitas vezes convida tantos professores a desistirem do magistério. Dificuldades estas evidenciadas muitas vezes por atitudes de descaso, pelo desrespeito e pelo descompromisso dos nossos governantes. Dilemas tais que nos sugerem interrogações como as que se seguem..então começo a me perguntar: Por que ainda estou no magistério? Como me construo professora?
Talvez não consiga responder, mas posso tentar anunciar alguns caminhos por onde tenho passado, pois muito aprendi não só com meus colegas no cotidiano do fazer docente, mas também na sala de aula com meus alunos, com meus pais, com os professores dos cursos que tenho feito, com às histórias de cada um. É muito bom relembrar essas histórias e nelas ver a minha história, é muito bom exercitar este diálogo cheio de experiências passadas, mas refletidas no presente como se estivessem ressignificando-o. Percebo também que aprendi algo que outrora apenas cantarolava, mas que agora compreendo e sinto como no canto do poeta Gonzaguinha... Toda pessoa é as marcas das lições diárias de outras tantas pessoas...
“Não me fiz professora, me construo professora, quotidianamente, em diferentes instâncias nas quais tenho interagido, nas diferentes interlocuções, nas múltiplas teias de relações que tenho tecido, no rico espaço da Universidade Pública, no” Grupo de Pesquisa Formação de Professores" do qual faço parte, comprometido em buscar compreender em outros campos do conhecimento os processos de formação de professores, as múltiplas vozes do quotidiano da escola pública, professores que com suas histórias trazem a sabedoria para enriquecer a Academia... Enfim na vida. Pois assim como Nóvoa, acredito não ser possível separar o professor da pessoa do professor.
...Hoje sou professora. E apesar de tantas pessoas terem marcado minha trajetória profissional, terem participado da construção, sempre provisória, de minha identidade docente, ainda há muito a construir, ainda há muito a aprender, há muita história para ser ouvida e para ser contada e é nesse princípio humanizante como defende MORIN ( 1996) que acredito, para tecermos novas teias de relações que possibilitem a construção de identidades, que ,na diversidade possam manter a unidade.
...Hoje sou professora e me orgulho de ter encontrado em minha caminhada, pessoas de coragem no magistério, que como a minha professora preferida (apontada no texto anterior) acreditam na utopia e lutam para que aconteça. Utopia que segundo Terezinha Rios (1999) se traduz em uma forma de conjugar o verbo esperançar no qual a esperança se apresenta como movimento. Ela é alimentada, sustentada exatamente pela a ação do homem, que explora as potencialidades do presente, começando a criar aí o futuro.


Maria Marina Dias Cavalcante

Dicas para o relatório da entrevista

1.Perfil do (a) entrevistado.

Colocar uma citação (teórica ou das respostas) ou palavra chave.

2. Sobre a escolha profissional.

Colocar uma citação (teórica ou das respostas)ou palavra chave .

3. Sobre sua atuação.

Colocar uma citação (teórica ou das respostas)ou palavra chave.

4. Sobre sua formação.

Colocar uma citação (teórica ou das respostas)ou palavra chave.

5. Sobre o impacto do trabalho exercido na vida profissional.

Colocar uma citação (teórica ou das respostas)ou palavra chave.

Ideias principais escritas pelos estudantes

CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Identidade: uma construção histórica. In tese de doutorado, UFC, 2005.

           O conceito de identidade está entre aqueles aspectos da realidade humana que não podem ser compreendidos isoladamente. Em primeiro lugar, devemos considerar que não é um conceito “riginário” nem próprio da psicologia, mas interdisciplinar.
            A identidade se afirma por oposição e contraste com  outro: eu/outro são os elementos de uma contradição.
            Ela sempre é assimilada através de um processo de interação com os outros. São outros que o identificam de certa maneira, é que pode tronar-se real para o indivíduo ao qual pertence.
            O indivíduo tem uma representação de si, de sua identidade, do seu eu, que se intercambia com suas vivências subjetivas. Na concretude das vivências grupais, a identidade localiza o indivíduo no universo social especifico, tornando-o apto as relações sociais. E compreender que a identidade do pedagogo é algo bem complexo.
            A identidade de um profissional da educação é ser um educador, no entanto, ele aprende a ser múltiplo, pois pode atuar em diversas áreas profissionais.
            O significado social atribuído a profissão, o sentido conferido a atividade docente e as relações que perpassam o fazer do pedagogo em seu contexto de trabalho são aspectos determinantes de sua identidade profissional.
            Compreender a identidade profissional implica num olhar sobre seu contexto de ação, considerando a função social a igual se destina.
            A ideia gira em torno da construção da identidade através da subjetividade, pois esta palavra carrega consigo valores e ideias singulares que quando colocadas juntas contribuem para uma transformação social.
            O aspecto mais visível da profissionalidade docente são os saberes profissionais e, mais especificamente os conhecimentos das ciências transformados em conteúdos que se transmitem nas escolas.


PALAVRAS-CHAVE: Identidade; Interiorização; Interação; Especificidades do indivíduo; Pedagogo; Complexidade; Polivalente; Significado social; Identidade profissional; Subjetividade; Profissionalidade docente.


LIMA, M.S.L. Docência e Profissão. Mimeo, 2008.

         O que sabemos sobre a profissão docente? Partiremos do pressuposto que, atualmente, as informações sobre esta e outras questões nos chegam de tantos e diferentes lugares e fontes que estamos sempre distanciados do fenômeno como um todo. Sabemos popularmente, pelos meios de comunicação e informação, de retalhos mal costurados da profissão.
             O trabalho docente insere-se nesse âmbito como forma de livrar a professores a realizar a práxis no desenvolvimento das suas atividades concretas.
          Muitas vezes o aluno tem maior acesso a internet e a leituras que o professor, deixando-o sempre devedor, diante da multiplicidade de informações sobre esta e outras questões nos chegam de tantos e diferentes lugares e pontos e estamos sempre distanciados do fenômeno como um todo.
              A profissão magistério vive os desafios do enfrentamento de um desempenho para além da sala de aula. Ou seja, o professor precisa dar conta de todas as necessidades educacionais.
            Dos professores são cobradas respostas para questões que extrapolam sua esfera de atuação, tais como as lacunas de formação e domínio de leitura e escrita acumuladas ao longo dos anos escolares dos alunos, entre outras questões sociais como a violência, a droga, o desinteresse dos alunos pela escola, as atuais exigências postas no professor e na escola por conta da mercantilizarão do ensino na sociedade capitalista.
            Como os professores articulam vida, trabalho e desenvolvimento profissional? Com vistas à práxis pedagógica? Os objetivos delineados buscaram compreender como acontece a citada articulação, diante das mudanças ocorridas na educação; refletir com os professores sobre a realidade por eles vivenciada nos diferentes espaços de formação e a influência dos mesmos em sua prática docente.
            A investigação permitiu a compreensão de que sem o devido respeito as condições de vida, trabalho do docente, os programas de formação contínua dificilmente darão conta de uma educação de qualidade, mesmo levando em consideração de vida e trabalho do docente, os programas de formação contínua.
            Diferente do individualismo competitivo pode ser um processo de democratização da educação, com o objetivo de construir a autonomia profissional junto com a autonomia social.
         Em suma, a docência, a profissão, a formação e o desenvolvimento profissional fazem parte da mesma luta o que sugere a natureza do trabalho docente requer que ele tenha uma permanente e constante revisão das suas práticas.


PALAVRAS-CHAVE: Docência; Profissão; Práxis; Multiplicidade de informações; Trabalho; Avaliação; Exigências; Capitalismo; Democratização da educação

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Relato do dia 13.11

POR: Iara Assunção e Stephanie Coelho

    No primeiro momento a professora expôs o cronograma que seria realizado no decorrer da aula. Em seguida a aula teve início com a exposição dos relatos de estágios de observação realizado nas escolas escolhida pelos próprios grupos e a partir desta exposição houve uma socialização e uma rica troca de experiências entre os colegas sobre a observação da execução do plano de aula em prática, onde podemos comparar com as mine aulas e avaliações realizadas por nós mesmos em uma aula anterior. Após as discussões sobre os relatos de estágio e observação, Elane juntamente com a professora Marina contribuíram com suas considerações finais sobre o 2° momento do estágio.
   Em seguida, em um segundo momento da aula nos reunimos em oito equipes de quatro pessoas para discutir a respeito do questionário “o professor que quero” que continha perguntas referentes a quem sou, que profissional, onde estou, e onde quero chegar? que teve como objetivo principal instigar a reflexão sobre o ser professor através dessas perguntas problematizadoras, que nos levaram a discutir com os demais colegas a nossa identidade como indivíduo social, onde estamos e queremos chegar, que serviram de alicerce para a atividade seguinte.
     Em um terceiro momento foi realizado a leitura em conjunto com a sala do texto: Como me construo professora a minha trajetória profissional escrito pela própria professora Marina Dias, onde relata as vivências que contribuíram de forma significativa na formação de sua identidade, o que nos levou a questionarmos sobre nossas experiências vividas e de qual forma ela nos influenciaram. Após lermos o texto referido anteriormente, respondemos duas questões propostas pela professora que serão discutidas nesta aula. E para finalizar professora deu os encaminhamentos que serão realizados para próxima aula.

REFLEXÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM AULA

   Compreendemos a partir dos conhecimentos adquiridos em discussões realizadas em sala o texto: Como me construo professora a minha trajetória profissional, sobre como é construído o processo de identidade do professor, a partir de suas experiências anteriores, pois como pudemos observar no texto no qual a professora Marina relata suas vivências podemos concluir que todos nós carregamos vivências que nos possibilitaram a construção da nossa identidade profissional educadora.

    A partir da temática sugerida pela professora podemos refletir sobre os elementos que contribuem para a nossa construção profissional como docente tais como: Autoconhecimento, conhecimentos teóricos, planejamento, didática entre outros elementos que constituem o educador, a reflexão sobre o texto propõe que devemos se auto descobrir como professor a partir das nossas vivências anteriores, e questionar o que estamos se dispondo a fazer para tornamos bons educadores e por fim a partir disso construir nossa identidade docente.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Sugestão para pauta de entrevista

1. Identificação


Nome
Endereço
Contato
Naturalidade


2. Sobre a escolha profissional


Fale sobre sua experiência profissional, em específico ao trabalho que está desenvolvendo.



3. Sobre sua atuação


3.1 Em relação ao seu trabalho como pedagogo, como acontece o desenvolvimento das atividades exercidas?
3.2 Como você se sente em relação à função que está exercendo?
3..3 Existem dificuldades? Quais?
3.4 Quais os pontos positivos e negativos de seu trabalho?


4. Sobre sua formação


4.1 As funções lhe são próprias/ específicas? Podem ser assumidas, por outros profissionais? Quais?
4.2 Que competências são esperadas do pedagogo para o desempenho de suas funções?
4.3 Há lacunas na sua formação? Quais?
4.4 A formação inicial recebida ofereceu subsídios para sua atuação em âmbito de seu trabalho?
4.5 Que sugestões você daria para um (a) aluno(a )do curso de Pedagogia?


5. Sobre o impacto do trabalho exercido na vida profissional


5.1 Quais as repercussões do seu trabalho para sua formação profissional?

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Reflexão do texto "Identidade: Uma construção histórica"



1.  De acordo com as reflexões contidas no texto "Identidade: uma construção histórica", tivemos a oportunidade de conhecer concepções distintas sobre  "identidade profissional" trazidas por alguns autores. Sendo esta uma construção complexa, ela traz "significados diferentes para a psicologia, sociologia  e para outras ciências" (CAVALCANTE, p.3). Tendo por base as premissas elencadas acima e seu entendimento sobre a temática, faça um breve comentário sobre as concepções de Identidade trazidas por STUART HALL (2000), GATTI (1993) e PIMENTA (1998).

2. O texto estudado faz uma relação entre Identidade e Subjetividade. O que seria essa "subjetividade" e como se relaciona com os aspectos identitários dos indivíduos?

Relato do dia 04.12

Por: Francisco Eudes Ribeiro; Talita Samela e Velma Rodrigues A aula teve início com a apresentação realizada por cada equipe a respeit...